Escolaridade

Boa noite amigos não encontrei nada a respeito então vim solicitar mais uma ajuda a vcs, ainda estou juntando documentos para a cidadania do meu pai dos quais tenho:

  • o assento do meu avô português (chave do certidaonline),

*óbito do meu avô ( tenho que anexar essa documentação ou avisar a Portugal sobre seu falecimento?)

*certidão de nascimento e óbito da minha avó originais (ela brasileira e não casou oficialmente com meu avô, preciso anexar?)

*certidão de nascimento inteiro teor cópia reprográfica do meu pai (ele foi casado com minha mãe mas já estão divorciados e ele casado com outra mulher, então não sei se é necessário anexar esse divórcio e novo casamento junto a documentação),

*certidão de antecedentes criminais do meu pai (emitida pelo site da PF)

Sendo que meu pai é semi analfabeto, ele nunca estudou então apenas lê algumas poucas coisas e assina o nome, li em alguns locais que é necessário anexar o histórico escolar então nesse caso como faria?

@GiselePio

  • , se seu pai é filho de português e foi registrado pelo pai até 1 ano de idade, o Processo dele é por atribuição!

    Só são necessários os seguintes documentos:

    Formulário 1C preenchido e assinado POR AUTENTICIDADE (tem que ser assinado na frente do atendente do Cartório)

  • Certidão de Nascimento do seu pai POR CÓPIA REPROGRÁFICA, com Apostila de Haia;
  • Cópia autenticada de RG, CNH ou passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com Apostila de Haia
  • Assento português do seu avô;
  • Pagamento de 175 euros, por Vale Postal ou Cartão de Crédito (mais aconselhável)

No caso de pagamento por cartão de crédito, você recebe um formulário 1C pelo email, que servirá como recibo. Se você já tiver o Formulário preenchido e com a assinatura reconhecida por autenticidade, junte os dois, não tem problema. Pode pagar com cartão de crédito de qualquer pessoa, tomando cuidado para colocar o Nome do Requerente (seu pai) no lugar próprio.

Junte os documentos e envie, preferencialmente vis DHL, para o Arquivo Central do Porto.

Preenchimento do Formulário 1C:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

@Leticialele real? então não precisa de comprovante de residência, nem certidão de antecedentes criminais, nem escolaridade, óbito do meu avô ou documentos de minha avó,nem nada do casamento e divórcio do meu pai?

Ele foi registrado sim antes de um ano de idade, só estou aguardando a certidão de nascimento nova ficar pronta para ter certeza.

GiselePio, 95% de chance de ser só isso mesmo. Vamos aos detalhes…

Responda: Sua avó era brasileira (ou portuguesa)? Eles eram casados? Quem consta como declarante na certidão de seu pai e que idade ele tinha quando a certidão foi feita? Qual a idade de seu pai (se ele tiver mais de 70 anos)?

Se sua avó era brasileira, o seu avô não mudou de nome e ele foi o declarante na certidão de nascimento de seu pai, e a certidão foi feita antes de seu pai completar 1 ano de idade, a documentação é como foi dito.

Se eles eram solteiros quando seu pai nasceu, deve incluir uma carta, assinada pelo seu pai (reconhecida por autenticidade), mencionando o fato.

Se seu pai tem mais de 70 anos, ele terá que fazer uma Prova de Vida no consulado português, e nesse caso a assinatura do form-1C e o RG também se fará no consulado. Fazer somente os documentos. (A aplicação irá por DHL como foi dito acima).

Somente se sua avó era portuguesa, e o casamento não aparece anotado no assento português de seu avô, então teria que fazer primeiro a transcrição do casamento dos seus avós. Isso só aconteceria se ambos eram portugueses, mas se casaram no BR e nunca informou em PT. Se for o caso é rápido, leva ± 1 mês, e você mesma faz. Teria que incluir uma copia dessa transcrição com os documentos.

Sei que por enquanto parece muita informação, mas você só tem que responder as perguntas da 2a linha e aí podemos rever as exceções.

@gandalf obrigada pelo retorno e segue as respostas:

*Sua avó era brasileira (ou portuguesa)? Minha avó era brasileira

  • Eles eram casados? Não, em todas as documentações de ambos consta como solteiros e nunca casaram (pelo menos com as documentações que tivemos acesso)

*Quem consta como declarante na certidão de seu pai e que idade ele tinha quando a certidão foi feita? Bem essa resposta ainda estou a confirmar, pois a principio ainda não ficou pronta a certidão do meu pai e ele não tinha mais a antiga, no entanto na certidão do meu tio foi meu avô o declarante então estou na expectativa que a do meu pai também seja ele o declarante, sendo que os relatos da família diz que meu pai foi registrado 3 meses depois do nascimento pela mãe ( mas ele tem o sobrenome do meu avô e a filiação consta em toda documentação por esse motivo creio que ele também possa ter sido o declarante mesmo que tardiamente).

*Qual a idade de seu pai (se ele tiver mais de 70 anos)? Ele te 60 anos